quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eleições 2010

Daqui a exatos 17 dias, mais precisamente em 03 de outubro, ocorrerão as eleições para cinco cargos políticos. Cabe a nós, brasileiros sedentos por mudanca, elegermos um deputado federal e um estadual, dois senadores, um governador e um presidente. Este ano, particularmente, houve uma grata surpresa, de iniciativa popular, que é um alento de mudanca para o futuro - o Ficha Limpa. O projeto, que ainda é alvo de tentativa de anulação e distorção, resiste bravamente e já anulou a elegibilidade de mais de 200 candidatos notoriamente corruptos.
Em contrapartida, e como de costume nesse período, é constrangedora a banalização dos cargos políticos. Qualquer Zé Ruela da vida pleiteia uma vaga na Câmara, sem saber do que se trata a função, parecendo estar ali para ser mais um a mamar as tetas do governo. Outros se candidatam e usam seu prestígio no mundo dos esportes para angariar votos, sem sequer ter algum vínculo com a política.
Outro absurdo frequente nessa época é o uso de colégios eleitorais poderosos - como as favelas, por exemplo - como moeda de troca por melhorias. Sem falar na poluição visual que se tornam as cidades; no Rio, por exemplo, um candidato que diz ser o autor do Choque de Ordem promove uma verdadeira desordem ao espalhar faixas e bandeiras por todos os lugares. Paradoxal, não?
Balbúrdias à parte, espero que você, eleitor, estude em quem votará, procure saber o passado do candidato, analise as propostas em geral e vote com consciência. Só assim poderemos mudar a realidade!

2 comentários:

Marcio W disse...

Muito bom o texto primo, votar com consciencia é tão dificil... mas o importante é tentar... Aliás... vc vai votar em quem pra presidente?? rsrs

Caderno de Reportagem disse...

Leonardo, aproveito para informar que sua matéria sobre as eleições de 2010 está no blog Cadernos de Reportagem e já é uma das mais lidas do site!
O link é http://www.cadernosdereportagem.blogspot.com/2010/10/ideologia-eu-quero-uma-para-sobreviver.html

Obrigada!