terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bilhete Único no Rio


A partir do dia 1º de fevereiro, próxima segunda-feira, será implantado, pela Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, o Bilhete Único, sistema que visa a poupar o bolso da população que tem de fazer duas viagens - sendo pelo menos uma delas obrigatoriamente intermunicipal - para chegar ao local de trabalho. O programa é o seguinte: o consumidor pagará R$ 4,40 pelo cartão, que valerá por duas viagens. Quando for acionado o primeiro transporte, haverá um tempo limite de duas horas para que o usuário pegue a segunda condução. Poderão ser utilizados ônibus, vans legalizadas, metrô, trens e barcas. O interessado pode se cadastrar pelo site www.riobilheteunico.com.br e, ao adquirir o cartão e utilizá-lo, ele poderá ser recarregado em mais de 800 pontos pela cidade, como casas lotéricas e lojas comerciais. As reclamações sobre o programa dizem respeito ao tempo estimado de duração dos embarques (duas horas), que, segundo algumas pessoas, não é suficiente, devido ao trânsito caótico, eventual quebra de trens etc. Verdade. A torcida fica para que a Secretaria estenda o tempo de embarque e que o programa seja um sucesso.

2 comentários:

Governo disse...

Olá,

A Secretaria Estadual de Transportes esclarece que a implantação do Bilhete Único seguiu um rigoroso estudo sobre transportes públicos de passageiros na Região Metropolitana, estudo esse que indica que 98% das viagens intermunicipais na região são realizadas num período de tempo inferior a duas horas. Casos de deslocamentos que ultrapassam esse intervalo são considerados exceção.

Leonardo Pimentel Freire disse...

Quer dizer que exceções são ignoradas pelo Estado? Os 2% caracterizados como "exceção" abrangem milhares de pessoas! Como ignorá-las? Sem falar em eventuais transtornos nos transportes públicos!