sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cidade maravilhosa e, agora, olímpica!

A notícia da última sexta-feira encheu de orgulho todos os brasileiros e, em especial, os cariocas: o Rio de Janeiro realizará as Olimpíadas em 2016! Trata-se de um feito histórico e inédito, pois, pela primeira vez, a América do Sul receberá os Jogos Olímpicos. Cidades como Tóquio, Chicago e Madri viram seus sonhos irem por água abaixo após o anúncio oficial de Copenhague corroborar a cidade maravilhosa como sede. Um grande feito para um país emergente que, num intervalo de três anos, comportará dois eventos da maior magnitude esportiva: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, 2016.
Passada a euforia da vitória, analisemos friamente: é óbvio que, teoricamente, esses megaeventos trarão prosperidade e expansão de diversos ramos empregatícios como a engenharia, hotelaria, turismo, dentre outros, como também ampliará a infraestrutura da cidade e o sistema de transportes, melhorará a segurança e diversos segmentos de que o Brasil (e o Rio) tanto carece(m). Outro ponto importante é o legado que as Olimpíadas têm de deixar, o que não aconteceu no Pan-2007, quando foram notórios o descaso e o abandono de muitas instalações esportivas, sem nenhum incentivo à prática de esportes.
Como cidadão carioca e brasileiro, você, leitor, deve comemorar a conquista, mas, sobretudo, fiscalizar, durante os próximos sete anos, o andamento daquela que, segundo o presidente Lula, promete ser a maior Olímpiada que o mundo já testemunhou!
Vivam o Rio e o Brasil!

Nenhum comentário: